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Curso: Rigger - Planejamento e Projeto

Curso

Rigger - Planejamento e Projeto

Este curso possui uma carga horária de 40 horas dividas em 41 vídeos aulas.

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O aluno terá acesso ao Ambiente Virtual de Treinamentos por um período de 3 meses (90 dias), a partir do momento da inscrição.

Observação¹: Em caso de necessidade de prorrogação desse período, o aluno deverá entrar em contato com o instrutor responsável e solicitar um prazo que não poderá ultrapassar a 30 dias.

Observação²: A avaliação final (quando houver) deverá ser enviada durante o período de estudo, para que se for necessário, o aluno possa ainda consultar o Ambiente de Ensino em uma eventual 2ª avaliação.

O curso de Rigger - Planejamento e Projeto foi o primeiro treinamento criado pela Sertech e desde 2008 já capacitou mais de 3.000 profissionais em diversas cidades do Brasil e no exterior.

O principal foco do treinamento é o plano de rigging, o qual o aluno terá domínio para poder elaborar, revisar e interpretar. São praticamente 40 horas voltadas para a elaboração do documento, interpretação de tabelas de cargas de guindastes, assim como práticas de cálculos, dimensionamentos e exercícios de fixação.

Neste curso o aluno irá estudar todas as etapas para a elaboração, emissão e verificação do plano de rigigng e demais documentações da operação e para isto abordaremos os seguintes temas:

  • ADMINISTRATIVO E GESTÃO

- A história da Movimentação de Cargas e a evolução dos equipamentos de guindar nos canteiros e na industria;

- A importancia do correto planejamento de rigging para operações seguras;

-Legislação aplicada a atividade conhecimentos de técnicas nacionais, internacionais e as normas regulamentadoras do Ministério do trabalho;

- Responsabilidades civil e criminal em atividades de içamento;

- Termos técnicos aplicado em atividade de içamento e movimentação de cargas;

- Classificação das operações (Simples e Complexa) e como trata-las;

- Riscos e perigos em atividades de içamento – (Fatores humanos e mecânicos);

- O papel dos profissionais envolvidos Planejador, Supervisor, Rigger, Técnico de Sergurança e Operadores;

 

  • PLANEJAMENTO E ENGENHARIA

- Etapas para elaboração de um plano de rigging;

- Como proceder em uma visita técnica, levantamento de dados e informações para o desenvolvimento do projeto, tais como analise da carga, verificação de trajeto, local de instalação.

- Conhecendo os tipos de carga, simétricas e assimetricas, definição de pesos e determinação dos pontos de içamento;

- A importancia do centro de gravidade, distribuição de carga, operação com dois guindastes e verticalização;

- Preparação para içamento da carga, definição da lingada;

- Tipos Construtivos dos Materiais de Içamentos conhecendo sobre eslingas (laços de cabo de aço, cintas de içamento, correntes), acessórios (manilhas, olhais, ganchos, anelões e outros).

- Calculos das tensões  atuante nas eslingas e acessórios e a importancia do fator de segurança e a taxa de utilização aplicada aos equipamentos;

- Escolha dos materiais corretos para cada aplicação;

- Utilização de equipamentos auxiliares em operações de içamento;

- Utilização de dispositivos especiais, definição e dimensionamento de balancim;

- Equipamentos de guindar industriais e de canteiro;

- Introdução aos guindastes moveis, tipos de guindaste, qual a aplicação de cada um;

- Componentes do guindaste (Transportador, Contrapeso Standard/Adicional/Fora do Guindaste, Tipos de Lanças, Moitão e Bola-Peso, Jib, Extensão de Lança) e como isso pode impactar em uma operação;

- Interpretação da tabela de carga, conhecendo as dimensões do equipamentos, grafico operação, limites operacionais e riscos de tombamento ou falha estrutural;

- Elaboração do plano de rigging através da analise da carga, definição de equipamentos de amarração, utilização de dispositivos, analise de tabelas de carga, definição de esfoços atuantes no solo, vento máximo permitido, taxa de utilização do equipamento e todos os fatos nescessário para uma operação segura.

 

  • SEGURANÇA

- Conhecendo os fatores que reduzem a capacidade de carga do equipamentos, cuidados com as eslingas e acessórios, preparação, içamento e descarregamento de cargas, isolamento da área.

  - Riscos operacionais, solos frágeis ou mal compactados, contato com redes elétricas, içamento fora do eixo vertical, efeitos do vento (máximo permitido, exposição da carga, força atuante na carga, pressão de impacto do vento, escala de beaufort), condições climáticas, distribuição de esforços no solo, forças dinâmicas;

 

  • PRÁTICA

Este curso é 100% prático a atividade que se dispões os alunos aprendem a teoria e exercitar na prática através exercios

Aplicados a carga: Definição de carga líquida (peso, volume, material específico), definição de carga carga bruta, locação do centro de gravidade, distribuição de cargas (2 ou mais pontos de amarração), cálculo de arrasto, verticalização, verificação de perfil do balancim.

Aplicados ao guindaste: Esforço na sapata, pressão admissível no solo, peso do cabo do guindaste, definição de passadas de cabo, cálculo de taxa de utilização, estimativa de vento, escolha da configuração do guindaste (raio operacional, lança, altura, capacidade de carga, total da carga estática), sistema de polias e cálculo de isolamento da área.

Cristóvão de Souza

Fundador do grupo Sertech, atua a 21 anos em obras de grande porte, com mais de 25.000t de planejamento de movimentação executados. Dentre os principais projetos de movimentação de carga, estão:  

Moagem de cimento da St Marys Cement – Ontario - Canada

Troca do Separador da Moagem de cimento da St Marys – Michigan - EUA

Linha 3 do Forno de cimento Cimesa - Sergipe;

Montagem da Jaqueta da PRA-1 da Petrobras/Techint - Paraná;

Montagem do HDS, HDT e DEA da RPBC / TECHINT - Cubatão.

Montagem das Torres 1 e 2 da unidade de propeno da REPAR/SKANSKA ENGEVIX – Paraná.

Montagem do Off-site de Gasolina da RLAM / Cons. MATARIPE – Bahia.

Diversas outras obras de pequeno e médio porte.

Vivência internacional com Projetos e acompanhamento de obras no Canadá e Estados Unidos onde atuou por 18 meses atuando na engenharia de campo, responsável pelo planejamento de movimentação de cargas e modificações durante execução do projeto.

Inspetor de guindastes móveis (Mobile Crane Inspector) certificado pelo OSHA através do Crane Institute of America

Primeiro profissional certificado no Brasil como Gestor de Segurança em Operações com Guindastes (Managing Crane Safety) pelo Crane Institute of America Planejamento de Rigging  

* Idealizador dos cursos de Rigger – Planejamento e Projeto, Rigger – Homem de Campo/Sinaleiro e Supervisor de Rigging. (Mais de 3.500 alunos capacitados)

Sempre atuou em obras de construção e montagens industriais na área de engenharia de campo.

Iniciou sua carreira em 1996 como operador de máquina heliográfica no departamento de engenharia durante a construção da unidade da Ajinomoto Biolatina em Valparaíso, São Paulo. Mais tarde dentro desta mesma empresa formou-se como técnico mecânico, tornando-se desenhista copista, e posteriormente desenhista para o departamento de manutenção, onde atuou por 4 anos.  

- Em 2001 mudou-se para Curitiba/Paraná, onde atuou no parque automotivo deste estado como desenhista projetista durante 2 anos, no desenvolvimento de dispositivos especiais para movimentação e armazenamento de componentes automotivos.

- Em 2003 entrou para o quadro de funcionário do Grupo Votorantim, na divisão de Cimento, onde se especializou no desenvolvimento de layouts para plantas de produção de cimento desde a lavra até a expedição, sempre propondo soluções para ganhos durante a fase de construção. Por este motivo foi designado como projetista responsável durante o inicio de expansão internacional, atuando na análise de problemas e na logística da exportação de equipamento do Brasil para América do Norte.

Durante o período que esteve nos Estados Unidos e Canadá (18 meses) participou de diversos cursos, palestras e seminários sobre como melhorar o aproveitamento em construções com o uso de máquinas e equipamentos.

Retornando para o Brasil em meados de 2004, tornou-se responsável pelo desenvolvimento do projeto básico para a expansão da Unidade da Votorantim Cimentos em Laranjeiras - SE, tendo a responsabilidade do desenvolvimento do melhor método construtivo, com a melhor forma de otimizar o uso de equipamentos. Foi reconhecido por minimizar custos, tempo e riscos à segurança.  

- No final de 2005, passa a atuar como consultor e instrutor pela SERTECH Consultoria e Projetos Industriais, sendo convidado pela empresa TECHINT Engenharia para participar da construção da Jaqueta PRA-1 da Petrobras. Nessa obra, supervisionou o departamento de engenharia, sendo responsável por todo planejamento de rigging do empreendimento onde aconteceram mais de 500 manobras de içamento e transporte (um total de 7.000 toneladas), todas acompanhadas do devido plano e descritivo.   Após este empreendimento, foi novamente convidado pela TECHINT Engenharia para desenvolvimento de todo o planejamento de rigging para construção das unidades da carteira de gasolina da Refinaria Presidente Bernardes em Cubatão/São Paulo onde executou mais de 100 procedimentos de içamento.

- Em 2007 foi convidado pela Petrobras/IERP da refinaria Presidente Getulio Vargas em Araucária no Paraná, para supervisão de engenharia de rigging das empresas contratadas, para a construção das unidades da carteira de gasolina desta unidade.

- Em 2008 é convidado pela empresa Queiroz Galvão engenharia para supervisão do departamento de engenharia de Rigging no empreendimento do off-site da carteira de gasolina.

- Hoje atua exclusivamente como instrutor e consultor do grupo SERTECH, sempre focado em dividir e absorver conhecimento. Com o foco em buscar a cada dia formas de se aperfeiçoar e com o objetivo de formar profissionais competentes em movimentação de cargas, acredita que com o planejamento correto podemos reduzir o número de acidentes, diminuir o desperdício de tempo e dinheiro, e conseqüentemente gerando renda e melhoria para seus clientes e parceiros.

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